Tecnologia do Blogger.
RSS

[MISTURANDO-IDEIAS] Sonhos de Natal - Faustino Vicente(som)


                                                                                                                               

                                                                                                                      

Sonhos de Natal

Faustino Vicente

 

Família reunida, mesa farta e muitos presentes, este é o sonho de milhões de pessoas para a festa da noite de Natal. Há os que, mesmo podendo, dispensam essa forma de comemoração. Existem ainda aqueles que, embora desejassem, não participam por mais diversas circunstâncias. Em qualquer das três alternativas é possível um Natal Feliz, desde que se tenha a consciência das reais, e sublimes, motivações que a data representa. Felicidade é, antes de tudo, estado de espírito.

 

A história, e a trajetória triunfal, do anfitrião natalino – Jesus Cristo – nos legou o poder supremo da espiritualidade – "a dimensão mais nobre do ser humano, que o move à transcendência". Ela pode ser manifestada através de ações práticas dos dois mandamentos mais importantes: amar a Deus sobre todas as coisas e, semelhante a este, amar o próximo como a si mesmo. Esse grau de importância foi expresso pelo próprio Cristo, quando questionado a respeito. Na evolução espiritual encontra-se o segredo que harmoniza as necessidades humanas: saúde (física e mental), convivência familiar, relacionamento social, exercício profissional e condições financeiras. O equilíbrio entre esses fatores é decisivo para o nosso bem estar.

 

Devemos nos conscientizar que o responsável pela maior festa da cristandade, também sonhou, quando de sua passagem pela terra. Sonhou com um mundo de fartura para todos, tendo nos deixado a flora, a fauna e os recursos do solo e do subsolo. Sonhou, e pregou, a Paz entre todos os povos do planeta azul. Sonhou com uma sociedade mais igualitária economicamente e mais justa socialmente. Sonhou com a inexistência da discriminação, do preconceito e de qualquer tipo de exclusão social. Sonhou com a prática da fé, da esperança e da caridade – as três virtudes teologais – que podem ser compreendidas pela leitura, e reflexão, dos textos bíblicos.

 

O Natal é uma oportunidade, a mais, para fazermos um balanço da nossa vida espiritual e para erradicarmos as "ervas daninhas", que insistimos em cultivar em nossa mente – os sentimentos negativos. Ler, refletir e vivenciar os ensinamentos contidos na Bíblia Sagrada são as referências que Jesus nos deixou para a conquista de qualidade de vida, de felicidade e da salvação eterna.

 Que, em 2015, cada um de nós dê a sua colaboração para a redução do cruel abismo que separa a ilha de ricos... do oceano de pobres.

***

Ilustração: AlieneImagens: Internet 

 

Texto publicado no Jornal de Jundiaí – Seção Opinião - 16.12.14 

FAUSTINO VICENTE

É Professor, Advogado e Consultor de Empresas.

E-mail: faustino.vicente@uol.com.br

                                                                                                                                                    
                                                                                                                                
 


--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MISTURANDO IDEIAS" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para misturando-ideias+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para misturando-ideias@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/misturando-ideias.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário