Tecnologia do Blogger.
RSS

[MISTURANDO-IDEIAS] Santo do dia 29/09 - São João de Dukla




29 de Setembro 

 

 

São João de Dukla

 

João nasceu em Dukla, cidade próxima ao monte Carpazi, na Polônia, em 1414. Ainda muito jovem entrou para os frades menores conventuais, após completar seus estudos, foi ordenado sacerdote. Exercendo suas obrigações com zelo e prudência, tanto que lhe foram atribuídos postos de maior responsabilidade, como superior dos monastérios de Krosno e depois Lviv; sendo também responsáveis por mosteiros ligados a eles, alguns na Polônia e outros hoje localizados na República Tcheca. Eram mosteiros de grande importância, pois estavam muito próximos dos territórios de maioria ortodoxa.

 

Admirador da vida contemplativa, pediu e obteve de seus superiores a permissão de passar para os padres bernardinos, um dos vários ramos da ordem franciscana, assim chamados porque as suas igrejas eram dedicadas a São Bernardo. Passou a sua vida na busca da perfeição, na cura dos males da alma e do trabalho missionário, foi um apóstolo do confessionário e do púlpito. Suportou sem reclamar as muitas doenças que lhe afligiram, especialmente a cegueira. Teve então que ser auxiliado por um noviço, que escrevia seus sermões.

 

Sempre conservou a serenidade, até mesmo no momento da sua morte, cocorrida em 29 de setembro de 1484 em Lviv. Muitas graças foram obtidas por sua intercessão, o que fez crescer ainda mais o culto a sua pessoa. Em 1615 iniciou o seu processo de beatificação que foi concluído em 21 de janeiro de 1733. Em 1739 o papa Clemente XII o declarou protetor da Polônia e Lituânia. Foi canonizado em 10 de junho de 1997 na cidade de Krosno, pelo papa João Paulo II durante uma de suas visitas a Polônia.

 

Oração

 

Pai, põe no meu coração a certeza de que o Ressuscitado está comigo e me dá força nos momentos de tribulação. E, assim, eu dê provas de que a minha fé é sólida. Amém!

 

Fonte: www.vatican.va

Tradução: Arthur Murgel

 


--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MISTURANDO IDEIAS" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para misturando-ideias+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para misturando-ideias@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/misturando-ideias.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário