Tecnologia do Blogger.
RSS

[MISTURANDO-IDEIAS] 25/04 - São Pedro de São José Betancur




 

 

25 de Abril

 

 

São Pedro de São José Betancur

 

Pedro de São José Betancur nasceu em Vilaflor de Tenerife (Ilhas Canárias/Espanha) em 21 de março de 1626 de uma nobre família de origem normanda. Teve a graça de ser educado pelos própios pais, profundamente cristãos. A  distância no tempo não apaga a luz que emana de sua figura que iluminou tanto a Tenerife como toda a América Central desde aqueles remotos dias.

 

Desde novo gostava de ler o evangelho com os olhos da humildade e vivia intensamente a ação da caridade. Em 1649 se transfere para o "Novo Mundo", primeiro a Havana, na ilha de Cuba, e em 1651 para a Guatemala. Ao desembracar uma grave enfermidade o coloca em contato com oa mais pobre e deserdados. Recupera inesperadamente a saúde. Tenta entrar na vida eclesiástica, mas não é aceito, ingressa então em um mosteiro como terciário franciscano.

 

Desde o início se propõe a reviver as experiências de Jesus: a humildade, a pobreza, a penitência e o serviço aos pobres. Em um primeiro momento auxilia na Ermida do Santo Calvário, nas cercarias do mosteiro franciscano, que e converte no centro irradiador de sua caridade. Visitava hospitais, prisões, as casas dos mais humildes; os imigrantes sem trabalho, os adolescentes sem instrução e entregues aos vícios. Instituiu uma fundação para acolher todos os que necessitavam e lhes dava educação religiosa e civil com métodos que ainda hoje são considerados avançados.

 

Outros terciários o imitaram, compartilhando com ele a penitência, a oração e a atividade caritativa: a vida comunitária tomou forma quando Pedro escreveu um regulamento, que foi adotado também pelas mulheres que se dedicavam a educação das crianças. Estava surgindo aquilo que seria a "Ordem dos Bethlemitas".

 

Pedro adiantou-se no tempo com métodos pedagógicos novos e estabeleceu serviços sociais pouco usuais para a época, como um hospital para convalescentes. Seus escritos espirituais são de uma profundidade inigualáveis. Morreu aos 41 anos em 25 de abril de 1667. Foi beatificado pelo papa João Paulo II em 22 de junho de 1980 na Praça de São Pedro e proclamado santo pelo mesmo papa em 30 de julho de 2002 em uma solene celebração na cidade da Guatemala.

 

Oração

 

Pai, que o meu testemunho de vida cristã seja tal, que as pessoas possam "ver" Jesus nas minhas palavras e nos meus gestos de amor ao próximo. Amém!

 

Fonte: www.vatican.va

Tradução: Arthur Murgel

 

 

 


--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;MISTURANDO IDEIAS" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para misturando-ideias+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para misturando-ideias@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/misturando-ideias.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário